10.10.06

Amor acaba?

Que não seja imortal posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure
Vinícius de Moraes


Dizem que tudo tem um final feliz. Se não teve ainda é porque não chegou ao fim. E o amor acaba? Um dia ele começou, sem você ao menos perceber e se você ainda o sente é porque ele ainda está aí. Não acabou.

Tem gente que costuma dizer que o amor morreu, como se fosse uma pessoa que deixou de existir. Partiu! Foi dessa pra melhor. Está morto e enterrado. Mas aí vem o luto vestido de tristeza e saudade. Uma dor fininha no fundo do coração ou uma lembrança no canto da mente.

Fantasmas que te assombram a noite levando embora seu sono e trazendo um medo terrível da solidão. Tem gente que não chama de fantasma, chama de encosto. E vai até em terreiro de macumba pra se livrar da assombração. Mas a maioria costuma ir pra saber se existe vida após a morte. Será que ele volta mesmo em sete dias?

Já tem amor que não morre, fica em coma. Sem ninguém com coragem de puxar a tomada. Eutanásia no coração requer uma confiança que a maioria das pessoas não tem. E se só existir uma vida? E se só existir um amor?

Dizem que só existe uma coisa certa na vida que é a morte. Tudo que tem um começo tem um fim. Mas o fim pode ser o início de um novo começo?

De repente o amor obtenha o perdão e possa ressucitar e, enfim, viver eternamente no paraíso, livre da culpa, dos pecados e das omissões.

Perfeito demais? É uma questão de fé.

De repente o amor pode reencarnar e tomar ciência de seus equívocos, se redimir e conseguir uma nova chance de cumprir sua missão. E tentar, e tentar, e tentar...

E pra quem não acredita em vida após a morte, aconselho viver esse amor com todas as suas forças porque quando ele se for não haverá uma outra chance.

Quem tenta se matar é porque acha que a vida não tem mais sentido, que os momentos bons não vão voltar... E por covardia buscam uma força incrível pra acabar com a vida. Se utilizassem essa mesma força pra fazer de sua vida algo melhor valeria mais a pena. Assim fazem os que matam um amor ao primeiro sinal de problema, canalizam suas energias para destruí-lo ao invés de alimentá-lo. Eis o amor suicida.

Dizem que viver é sofrer e que a morte é o fim. Mas sem se dar conta você um dia para e se pega sorrindo olhando para as estrelas, para o balançar de uma árvore ou para o movimento do mar. E nesse minuto você esquece de tudo. Apenas sente, vive.

Se amor é vida, tente multiplicar esses minutos de sorrisos que brotam nos lábios por coisas tão simples, sem se preocupar com o fim, apenas vivendo, apenas sentindo. E o dia que o amor se for vai ficar aquela sensação de um dia ter vivido. De um dia ter sido feliz.

E começar tudo outra vez.



O VERBO NO INFINITO
Vinícius de Moraes

Ser criado, gerar-se, transformar
O amor em carne e a carne em amor; nascer
Respirar, e chorar, e adormecer
E se nutrir para poder chorar

Para poder nutrir-se; e despertar
Um dia à luz e ver, ao mundo e ouvir
E começar a amar e então sorrir
E então sorrir para poder chorar.

E crescer, e saber, e ser, e haver
E perder, e sofrer, e ter horror
De ser e amar, e se sentir maldito

E esquecer de tudo ao vir um novo amor
E viver esse amor até morrer
E ir conjugar o verbo no infinito...


:::Texto publicado no Kit Básico da Mulher Moderna, em 1º de julho de 2005

Nenhum comentário: