31.10.03

EU NÃO QUERO OUTRA CIDADE...

Ontem numa dessas mudanças de canal, peguei o finalzinho de um filme que eu já tinha visto há alguns anos: "Histórias de Nós Dois", com Bruce Willis e Michelle Pfeiffer. Filminho sobre um casal em crise após dois filhos e quase dez anos de casados. Liguei na parte que eles iam buscar os filhos para poder contar que vão se separar.
No caminho, Michelle revê alguns momentos do seu casamento: eu te amo, eu te odeio, quer casar comigo?, acho que não dá mais, eu estou grávida, força, força, eu fui promovida, eu fui despedido, eu não vivo sem você, você vai ser pai, estou saindo com outra pessoa, eu te amo, eu te odeio.

Com as crianças já no carro, ela chama o marido lá fora e diz: não quero outra história. Existiram grandes cidades e sobre elas construíram outras. Não quero outra cidade. Sou muito feliz com essa. Sou feliz por ter alguém que conhece cada mania minha, sabe que eu fico quietinha pela manhã. Que tem um jeito especial de me abraçar e me confortar sem dizer nada. Nós discutimos, mas isso é bom. Porque não se compara com que temos de bom. Não quero ter um novo alguém com quem eu não possa compartilhar a primeira palavra que nosso filho falou.... e por aí vai.

Foi lindo, chorei. Desfazer um casamento, um relacionamento, um namoro, uma amizade.... é sempre muito difícil., Como saber que é a hora? Como ter certeza que não tem mais jeito?

Sabe aquele frio na barriga ao ver o cristo redentor do alto do avião ao chegar no Rio? É assim que me sinto ao olhar para ele... e por isso não quero outra cidade, não quero outro amor. Por isso acho que ainda tem jeito...

FODA-SE A SÍNDROME DE CINDERELA

Todas vocês conhecem a história da Cinderela, que por piores as humilhações que tenha passado ao longo de sua miserável vida, se mantinha sorridente e no final da história encontrou um príncipe lindo e apaixonado. E foram felizes para sempre. Por causa dessa historinha infantil, boba e quase inocente tenho visto as mulheres enlouquecendo diante do desespero de chegar aos 20, aos 30, aos 40 e aos 50 sem encontrarem seu príncipe encantado.

Não tenho filha, ainda bem. Porque a essa hora estaria buzinando no ouvido dela desde pequena pra jamais acreditar em príncipe encantado.

Foi por causa dessa palhaçada que eu me casei 3 vezes, e aos 27, tenho que aturar piti de namorado porque acha que tudo que eu quero na minha vida é me casar de véu e grinalda. Atenção aos homens de plantão: nem toda mulher está desesperada pra casar.

E outra: o fato de uma mulher fazer o que tem vontade na cama não dá a você o direito de tratá-la como uma prostituta. Tem muita prostituta por aí que merece muito mais o nosso respeito do que muita mulherzinha por aí. Por tanto, na dúvida, vamos respeitar as mulheres. Vamos entender que o mundo mudou demais e que precisamos rever nossos conceitos.

Eu particularmente, só gostaria que fosse preservado o direito de amar da maneira que se quer. Sem ter que vigiar ações, sem ter que me recriminar perante ao objeto do meu amor e as críticas das minhas amigas. O que é certo o que é errado? Honestamente, não sei mais.

Só sei que de síndrome de cinderela, eu tô fora! Eu só quero ser feliz.

13.10.03

VAMO RESPEITARRRRRRRRRRRRRRR

Essa semana estou usando demais essa frase e tenho me divertido muito com isso.

Aliás, de vez em sempre, eu me sinto meio boba da corte mesmo porque tá pra nascer alguém com tanta capacidade de falar besteira como eu. Minha mãe vive dizendo: "Menina, você tinha que estar na televisão. " Claro que ela esquece de lembrar quem me proibiu de fazer curso de teatro na adolescência. Ela dizia que aquilo era pouca vergonha, todo mundo pelado numa sala se apalpando.... (Anos depois descobri que realmente isso rola no curso da CAL, mas claro que com muito profissionalismo). Vamo respeitarrrrrrrrrrrrrrrrr!

Mas voltando a frase. A primeira vez que ouvi foi um amigo meu da internet falando... na realidade eu li, não ouvi. Mas vocês entenderam. A discussão era sobre beleza de atrizes. Ele dizia que a Natalia Lage (vocês lembram, aquela que via et numa novela das seis?) tava toda boa num filme que ele tinha ido assistir e que ele jamais imaginou que aquela menininha gordinha fosse ficar daquele jeito. Ai claro tem sempre alguma mulher pra discordar. Porque eu sou mulher e posso falar: realmente é uma delicia ficar colocando defeito nas "colega". Natalia Lage de um lado, Tiazinha do outro e de repente eis que surge Claudia Abreu. Ai meu amigo vem com essa pérola: Cláudia Abreu? Vamoooooooooooo respeitar!!!

O bom dessa frase é que ela pode ser usada pra qualquer coisa e você pode até falar num tom de voz bem sério (e ficar morrendo de rir por dentro). Me lembra muito aquela coisa de criança ficar rindo na hora do almoço ou quando aquela tia velha vem apertar sua bochecha e você tenta se esconder no banheiro. Vem logo aquela voz do seu pai dizendo: Vamo respeitarrrrrrrrrrrrrrrr...

Sábado de manhã fui a um enterro e fiquei repetindo pra mim mesma o tempo inteiro: controle-se. Aqui você não pode contar piada, nem ficar rindo. Vamo respeitarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr! Mas o enterro foi no cemiterio Jardim da Saudade, em Sulacap. Não estou te xingando, cara leitora. É o nome do lugar. Lugar pra ser educada porque aquilo é longe demais. Foram dois ônibus, um táxi... e ainda passei no meio de uma valão indescritível, tudo debaixo de chuva. Atenção para o modelito: calça preta de crepe, blusa bege de crepe e casaco de tricot preto longo, uma bota basica de salto quadrado e cabelo ruivo escovado e liso. Nem preciso dizer que eu so podia gritar pra mim mesma: não há necessidade.... Mas vamoooooooooooooooo respeitar!

9.10.03

FRASE DA SEMANA

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro"

5.10.03

O FUTURO DE STEFANIA

Uma querida leitora deixou esse comentário aqui no blog e pediu um conselho.

"Duvidas, destino, relacionamentos. Gente talvez vcs se identifiquem comigo, ou nao, mais queria contar um pouco da minha história e se vcs tiverem alguma opiniao estou precisando. Tenho 24 anos estou me formando em direito,tenho um bom emprego e sempre corri atras do que quero, tenho muitos planos e sonho sempre alto, tive varios relacionamentos interessantes com grandes partidos , mais a 2 anos namoro um rapaz 2 anos mais novo que eu, um homem bom, maravilhoso, carinhoso, diz que sou a mulher de sua vida e que vai fazer tudo pra ficarmos juntos pra sempre, mais ele é muito acomodado, nao tem metas, objetivos e profissionalmente nao sabe o que quer, o pretente, é daqueles que a vida vai levando ou que espera um empurrao ,ou ser sustentado sei lá...Ela faz arquitetura, mais é muito desistimulado com o curso e nem pensa em atuar nesta area, sabe resumindo, ele é muito bom, sei que me ama, que é fiel, que ninguém é perfeito, é um homem sem vicios, de um coração bom, mais o que faço , como será meu futuro? Stefania Cabral"


Já dizem que se conselho fosse bom a gente não dava, vendia. Mas pra não perder minha fama de psicóloga às avessas aqui vai o meu:

Como será o seu futuro? A resposta está na sua própria pergunta, querida Stefania...

O SEU futuro será o que você quiser e será seu só seu. Já passou o tempo em que bom partido era um homem rico, bem nascido, com um grande futuro profissional pela frente. Ao meu ver, bom partido é um homem com caráter, que sabe tratar uma mulher com respeito, dentre outras características que não podemos medir pelo volume da carteira d eum homem ou em quantos cartões de crédito ele carrega nela.

Aos 24 anos você deve se preocupar em continuar batalhando pelo seu futuro e em curtir muito o seu namorado. Já pensou que loucura você passar cada dia ao lado dele pensando como será o amanhã com ele? Você vai deixar de viver o que há de melhor que é o hoje.

Você ainda é muito nova e pode ter quantos futuros puder imaginar. Mas jamais poderá voltar no tempo pra viver aquilo que deixar passar. E o amor é um sentimento que muda as pessoas... as vezes para o bem e as vezes para o mal. Se você o ama de verdade, aproveite cada dia ao lado dele e acredite: com apenas 22 anos não dá para você rotular o que ele vai ser ou não.

A sua amizade e o seu amor podem ajudá-lo a encontrar o melhor caminho pra ele mas sem pensar o que isso irá acarretar para o seu futuro e sim para o futuro dele. Estabeleça um diálogo com o seu namorado, converse, converse e converse ainda mais. Mas não para modificá-lo mas para ajudá-lo a se conhecer melhor e a ver as coisas de uma maneira diferente.

Talvez você tenha um futuro junto com ele. Talvez não. Mas lembre-se:
O seu futuro não depende do futuro dele. O seu futuro depende só de você.

Seja feliz!

4.10.03

Antecipando a crise dos 30

Faltam 5 meses pra eu fazer 28 mas tenho que confessar que já comecei a sentir os efeitos da crise dos 30 anos. Fico sem saber se eu que estou ficando velha ou se as meninas é que estão muito precoces. (E olha que de precocidade eu entendo).

Sábado passado fui a um show com meu namorado e dei de cara com centenas de meninas bonitinhas, calça colada, sandalias de salto alto, cabelos escovados, olhos maqueados...
Aí você me pergunta: "Ué, você não disse que foi a um show?" Pois é... era um show. Só que um show na Barra, paraíso das patricinhas.

No meu tempo de adolescente ir a um show significava pegar a calça mais confortável, colocar um bom e velho tênis e fazer aquele rabo de cavalo básico. Mas agora não.. agora é desfile de moda mesmo.

Vale a pena destacar um comentário do meu querido Alê: "Nossa... como tem menina bonita namorando homem feio!"

Aí eu tive que responder: "É.. pena que não é tão simples assim.... dá uma olhadinha na sapato, na marca do relógio e no volume da carteira dele.... Percebe?" rs

Como diria Alanis: ai ai... hahahaahhaa